MST participa da 1º Feira Regional da Agricultura Familiar em Wenceslau Guimarães

Marcadores:


Iniciou hoje (23/05) a “1º Feira Regional da Agricultura Familiar e Economia Solidária” em Wenceslau Guimarães, localizado no Baixo Sul da Bahia. A feira acontecerá em dois dias (23 e 24) e pretende expor e vender a produção da Agricultura Familiar.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) mobilizou os assentamentos e acampamentos do município, reunindo assim toda a produção e apresentando os produtos a todos os visitantes da feira.

Esta iniciativa é uma ação da Secretaria de Agricultura em parceria com as demais secretarias do município, órgãos públicos estaduais, cooperativas da região, sindicatos e organizações sociais.

O principal objetivo da feira é mostrar a sociedade e ao Governo Estadual a força da produção familiar da região, pensando nisto, poderá ser liberado recursos para a construção de uma Central de Abastecimento (Ceasa) da região. 

Desta forma, a Central de Abastecimento promoverá desenvolvendo ao dinamizar e organizar a comercialização de produtos da hortifruticultura a nível de atacado.

Participação do MST

Lucinéia Duram, da Direção Regional do MST diz que a importância da participação do MST nesta feira é para dialogar com a sociedade sobre aquilo que é produzido nos assentamentos e acampamentos. “Queremos mostrar a sociedade os nossos produtos para que todos possam ver e compreender também como eles são produzidos. Acredito que não basta encontrar o produto no mercado é preciso também dialogar com o produtor e compreender como ele faz a produção e como ele chega na mesa do consumidor.”

O MST mobilizou 6 áreas e montou um estande repleto de produções típicas dos assentamentos e acampamentos.

De acordo com Maria Isabel, trabalhadora rural no Assentamento Ernesto Chê Guevara, a feira é muito importante para os trabalhadores rurais. “Essa iniciativa para mim vai valorizar tudo aquilo que produzo no meu dia a dia lá no assentamento. Fico muito feliz em ver que esse trabalho está sendo reconhecido”.

Passaram para privilegiar o estande do MST: o Vereador de Wenceslau e Vice Presidente da Câmara, Alvaro Souza; a Presidente da Câmara de Vereadores, Elza Brito; o Prefeito de Wenceslau, Nestor Vicente; e vários secretários municipais e representantes de entidades estaduais.

Agricultura Familiar
“A agricultura familiar é quem coloca realmente a comida na mesa do brasileiro a importância dos produtos do MST produzido tendo como modelo a agricultura familiar só reafirma a importância da Reforma Agrária”, afirma Lucinéia.  

Ela enfatiza também outra questão para ser refletida, “o trabalhador rural não possui oportunidade de mercado para a comercialização dos produtos, porque quem possui o poder aquisitivo para industrializar são as grandes empresas”, conclui.

Somente hoje já passaram pelo estande do MST cerca de mil pessoas e já venderam mais de 50% da produção.