Trabalhadores Sem Terra marcham de Feira a Salvador em defesa da Reforma Agrária



A partir do dia 08/03 mais de 6 mil trabalhadores Sem Terra de dez regiões da Bahia estarão em luta reivindicando a terra, defendendo a Reforma Agrária e construindo um dialogo com a sociedade baiana através da Marcha Estadual do MST.

Este ano a marcha percorrerá 116 km saindo do município de Feira de Santana em direção a capital baiana, Salvador.

Compreendendo a importância deste momento político, Marcio Matos da direção nacional do MST afirma que “este novo cenário que se abre em nosso estado nos faz perceber a necessidade de dialogar cada vez mais com a sociedade sobre o debate agrário em nosso país e a construção de um sistema mais igualitário”.

“Nossa marcha cumpre o papel de estreitar as relações entre o MST e a população baiana”, conclui.

Concentração e Abertura

A concentração da marcha acontecerá em Feira de Santana no dia 08/03 e seu ato de abertura será protagonizado pela Mulheres Sem Terra no dia 09.


No ato, as trabalhadoras denunciam o capital, a violência sofrida contra as mulheres e rememoram a luta feminina e a conquista de direitos.

Além disso, defendem a democratização da propriedade da terra e dos bens naturais visando à produção diversificada de alimentos saudáveis e a construção de territórios livres do latifúndio e do agronegócio.

Marcha

Os trabalhadores pretendem cumprir o trajeto da marcha em seis dias. Durante o percurso, diversas atividades de formação estarão acontecendo e temas como a questão agrária, juventude e relações de gênero serão pontuados.

A Marcha Estadual do MST na Bahia faz parte da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária que está mobilizando trabalhadores Sem Terra em todo o país.