Projeto educacional fortalece a identidade Sem Terra ao trabalhar com a cidadania e o civismo

Pensando em resgatar entre os adultos e desenvolver nos jovens o civismo e a cidadania levando em consideração o amor e respeito à pátria, às suas origens, cidade e comunidade, os educandos das escolas do campo do MST se encontram para fortalecer essa ideia na tarde do dia 26 (quarta-feira) no Assentamento Lucas Dantas, localizado no município de Ituberá (BA).

Os estudantes envolvidos neste encontro são das escolas: Jubiaba, localizado no Assentamento Lucas Dantas; Ojeferson Santos, no Assentamento Josinei Hipólito; e Hamilton da Conceição, do Assentamento Margarida Alves.

Todos os educandos, sem distinção de idade ou serie, participaram das atividades. Nas apresentações destacavam-se o resgate da identidade Sem Terra, sendo este, tema já discutido nos encontros do movimento como proposta pedagógica.

A construção de painéis, maquetes, místicas, músicas e desenhos valorizavam os direitos do cidadão brasileiro e o projeto de educação do campo. Estas atividades compõem o projeto “Educação: Resgatando a cidadania e o Civismo”, uma iniciativa da Secretária Municipal de Educação, do Departamento de Coordenação Pedagógica, Coordenação da Educação de Jovens e Adultos e a Coordenação de Educação do Campo.

Para representar cada assentamento os educandos se apropriaram das atividades culturais já existentes em suas localidades, como: a produção, poesia, as canções, os artesanatos, o hino nacional brasileiro e do MST.

Projeto “Educação: Resgatando a cidadania e o Civismo”

O projeto foi feito exclusivamente para atender as escolas do MST. Sendo uma iniciativa da coordenação juntamente com os professores. A ideia desse projeto surgiu da necessidade de resgatar os valores cívicos, implementando no aprendizado a construção de seus direitos e deveres como cidadão.

Esta iniciativa faz parte do Projeto Escola Ativa, que no cenário educacional, utiliza de temas referentes às necessidades presentes nas localidades que as escolas funcionam.

Ao termino de cada unidade é trabalhado um tema diferente com os educandos e os trabalhos práticos realizados em sala de aula são expostos para as comunidades. Desta forma, fazem com que a escola seja uma parte viva e de papel fundamental para a construção de novos cidadãos.