Bloco do MST ocupa as ruas do Prado na Bahia

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Animação, alegria, festa e confraternização foram os sentimentos que envolveram centenas de trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra no Bloco MST Folia deste carnaval.

Realizado nesta ultima terça-feira (17/02) no município do Prado, região do extremo sul baiano, o bloco apresentou através das músicas e gritos de ordem o programa de Reforma Agrária Popular, ratificando a luta pela terra e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.


Além disso, apontou a necessidade de construir um dialogo sobre a importância da realização de uma reforma política e agrária em nosso país.


Motivados pelo samba, forró, axé, afro reggae e letras que valorizam a identidade camponesa, o MST Folia trouxe cartazes da campanha “Extremo Sul pela Vida: Agrotoxico Zero”, denunciando as contradições do agronegócio e defendendo a Agroecologia e a produção de alimentos saudáveis sem veneno para toda a população do campo e cidade.




“O carnaval é uma ferramenta fundamental que podemos utilizar para criar a integração entre o campo e a cidade, divulgando a importância da Reforma Agrária Popular, tendo em vista que a contribuição de toda sociedade é importantíssima para a realização dela” afirma o Deputado Federal Valmir Assunção (PT – BA).

Pensando nesta questão, o evento proporcionou o intercâmbio e confraternização dos camponeses com os trabalhadores da cidade. Possibilitou também, comemorar os avanços sociais e protestar por melhores condições para os assentamentos e acampamentos.


De acordo com Evanildo Costa da direção estadual do MST “a reforma agrária é um debate que visa a geração de renda e distribuição da terra. Existem questões como o desemprego que afeta todo conjunto da sociedade, neste momento precisamos consolidar alianças e fazer da festa um ato político e de integração  na luta”.


Este já é o segundo ano que o bloco MST Folia saiu nas ruas do Prado e pretende continuar misturando a alegria das festas com a luta em defesa da Reforma Agrária por mais alguns anos.