Nos dias 05 e 06 aconteceu no Assentamento São Francisco, em Juazeiro, o 1º Seminário de Cooperativismo das Famílias Acampadas e Assentadas da Regional Norte.
O espaço contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas, entre elas presidentes e membros das associações dos assentamentos da região.
Com objetivo contribuir na organicidade interna das áreas a iniciativa surge a partir da necessidade de debater a auto organização das famílias através do associativismo e cooperativismo.
De acordo com André Maia, do setor de produção da região, “o seminário teve grande importância ao preparar as trabalhadoras e trabalhadores para acessar as políticas públicas do estado e qualificar a comercialização da nossa produção”.
Para Ele essas duas formas de organização são fatores centrais para melhorar a qualidade de vida e a organização social das famílias.
No final do seminário foi feita a filiação das associações dos Assentamentos à Associação Regional de Cooperação Agrícola (ARCA) e realizado encaminhamentos sobre a criação de uma cooperativa na região.

Comente com o Facebook: