Amostra de arte rememora os 30 anos do MST em Encontro Estadual

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

O Encontro Estadual do MST na Bahia realizado entre os dias 15 e 18 na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) foi palco da 1º Amostra de Arte e Cultura que homenageou os 30 anos de luta e conquistas do Movimento.



O espaço apresentou a história, a luta, simbologia, mística, arte e a criatividade de estudantes Sem Terra do baixo sul e norte da Bahia.

A amostra foi organizada pelo Coletivo Estadual de Educação do Movimento, sendo uma demanda do 6º Congresso Nacional do MST, tendo como foco apresentar pinturas, esculturas, artesanatos e artes plásticas, construídas durante o ano de 2014.

Noite da Amostra

A noite começou com a apresentação e exibição do filme “Lutar, construir reforma agrária popular”, construído pela Brigada Nacional de Audiovisual Eduardo Coutinho durante o 6º Congresso.

O filme aborda momentos marcantes do evento, como a fala de militantes históricos do movimento, assim como, as místicas, a marcha pela Reforma Agrária e a participação das crianças e jovens no evento. 

Roseane Rios, dirigente do setor de educação do baixo sul, relata que a arte está muito presente em nossos acampamentos e assentamentos. 

“O Movimento ao comemorar os seus 30 anos no Brasil trouxe a ideia de potencializar a construção das artes, principalmente com as crianças, de forma a afirmar nossas raízes e manter viva nossas memórias”, enfatiza. 

A produção da amostra ficará exposta durante todo o Encontro e será mais uma ferramenta de dialogo com a sociedade sobre a história do MST e sua luta pela Reforma Agrária.