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Educadores na mística de abertura do encontro |
Texto: Wesley Lima
Tendo como ponto de partida conscientizar na prática educativa do campo construindo novas metodologias para serem adotadas nas escolas de Assentamentos e Acampamentos do MST, cerca de 80 educadores e educadoras do Baixo Sul da Bahia se reúnem no “XIV Encontro Regional de Educadores e Educadoras do Campo” entre os dias 08, 09 e 10/08 no Assentamento Ernesto Chê Guevara, localizado no município de Wenceslau Guimarães.

Durante os três dias de encontro foi usado como metodologia o debate em duas oficinas tratando de questões que possam fortalecer a prática educativa nas escolas do campo, tendo como diferencial a construção do saber de forma coletiva.
No primeiro grupo, os educadores foram estimulados a utilizar a expressão corporal como ferramenta de estimulo a criativa dos educandos, garantindo assim reflexões do cotidiano e um maior contato com atividades de estimulo físico. No segundo grupo houve um debate aprofundado sobre a descriminação racial e sexista em sala de aula, fazendo com que os educadores aprendam a identificar nos educandos e em si mesmos este tipo de preconceito, combatendo do meio educativo.
Atividades Culturais
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Mística de abertura da Noite Cultura |
Além dos espaços de debates e práticas educacionais, os educadores realizaram na segunda noite do encontro (09/08) uma “Noite Cultural” que possibilitou revelar talentos e promover coletivamente reflexões, por meio da mística de abertura, sobre as metodologias adotadas nas escolas. Tendo como ponto de partida os desafios enfrentados no cotidiano das escolas do campo e a construção do conteúdo a partir de suas realidades.
Nesta perspectiva cultural, os educadores se confraternizaram durante todo o encontro, realizando cirandas, dinâmicas e intervenções.
Encaminhamentos
O Encontro se encerra com muitas atividades propostas visando o incentivo a participação da juventude nas escolas do campo, por meio de atividades que possam fortalecer a cultura local e criando oficinas e espaço de estudo dando acesso as diversas tecnologias existentes hoje. Nesta perspectiva, estas atividades realizarão um enfrentamento direto ao êxodo da juventude camponesa.
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Debate sobre Descrimição racial e sexista |
Diante de tal planejamento estratégico educacional para a construção de um modelo pedagógico que possa refletir o campo realizando um enfrentamento direto aos desafios encontrados pelos educadores na sala de aula, é dado como perspectiva final a prática diária de ações apreendidas nos três dias de encontro, fortalecendo assim o aprendizado dos educandos ao trazer uma nova metodologia que agregue o saber por meio da realidade de cada assentamento ou acampamento.
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Plenária de abertura do Encontro |
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Oficina de expressão corporal (troca de ideias) |
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Atividade prática da oficina de expressão corporal |
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