Grupo de jovens "Estrela da Juventude" é premiado por suas atividades culturais



Por Romilson Souza

O Grupo Cultural Estrela da Juventude, do Assentamento São Sebastião de Utinga, município de Wagner no interior da Bahia, recebeu o Premio Júlio Cesar, com resultado das atividades culturais realizadas pelos jovens do assentamento. 


A entrega da premiação ocorreu neste sábado, 11 de maio, na cidade de Lençóis, e foi concebido pelo Instituto Júlio Cesar Mello de Oliveira a sete instituições que realizam ações direcionadas ao exercício da cidadania, ao bem-estar social e à valorização do patrimônio cultural da Chapada Diamantina.

O Grupo Cultural Estrela da Juventude foi representado pela Associação dos produtores Rurais do Assentamento São Sebastião de Utinga.

É a segunda vez que a Associação dos Produtores Rurais do Assentamento São Sebastião de Utinga recebe o prêmio. Em 2012, com a premiação, os jovens puderam realizar diversas oficinas, entre elas, as de construção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. Este ano o grupo pretende aperfeiçoar ainda mais as atividades.

Grupo Cultural Estrela da Juventude

O Grupo Cultural Estrela da Juventude é composto por jovens e crianças que há muito tempo realizam atividades nos assentamentos, apresentações nas cidades, em eventos culturais e nos encontros do MST.  No estado, o grupo é considerado uma referência em organização da juventude camponesa.

Fundado em 2001 com a intenção de incentivar jovens e crianças a ajudar os pais na organização do assentamento, no desenvolvimento de atividades culturais e ao mesmo tempo ser uma ferramenta educativa, o grupo foi aos poucos conquistando a população e se expandindo.

Em 2013, construiu-se uma relação com o grupo Bagunçaço de Salvador, o jornalista Leonardo e a Banda Kiriaka da Suécia. Nesta parceria, os jovens do assentamento foram beneficiados com instrumentos doados pelos suecos e tiveram oficinas de percussão e construção de instrumentos, realizadas pelo grupo Bagunçaço.

Estrela da Juventude atualmente realiza oficinas de construção de instrumentos de percussão a partir de materiais recicláveis, além de aula de violão, percussão, capoeira e teatro. Além disso, promove eventos festivos, realiza projetos culturais e oficinas e atividades artísticas em outros locais, com a finalidade de incentivar outros jovens a se envolverem em atividades culturais.

O grupo já participou de shows e apresentações em eventos sociais em diversas cidades do Brasil, como, Brasília, Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camacarí, entre outras.
Fora do país, um integrante representando o grupo fez apresentações em Stolcomo e outras cidades da Suécia.

Cerca de 30 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos compõem o grupo, que integra desde estudantes, técnicos em agropecuária, professores, estudantes de jornalismo e de artes visuais e música.