Após 20 anos de luta de resistência 280 famílias se assentam no Rosa do Prado



Ontem (09/05) os acampados do Rosa do Prado, localizado no município do Prado no extremo sul da Bahia, após 20 anos aguardando a emissão de posse da fazenda Rosa do Prado conquistaram os 5.025 hectares de terras que a fazenda possui, assentando 280 famílias.

Para a direção do MST na Bahia o Rosa do Prado simboliza muito mais do que uma mera emissão de posse. Este assentamento representa a luta e a resistência das famílias acampadas, pois os mesmo passaram por diversas dificuldades durante estes 20 anos de acampamento.


Dando início a este momento simbólico da luta das famílias, todos os assentados realizaram uma marcha das proximidades do Assentamento até a sede da área (cerca de 1 km), representando a caminhada e o percurso de luta enfrentado pelas famílias durante o período de acampamento.

Chegando a sede, as famílias foram recepcionadas por amigos e parceiros do Movimento, militantes de outros assentamentos, acampamentos e regiões.

Neste sentindo orgânico e simbólico da luta das famílias foi apresentada uma mística que referenciou a historia do Acampamento Rosa do Prado, relembrando as dificuldades enfrentadas, homenageando os militantes que fizeram parte do processo de organização do acampamento e os companheiros e companheiras que participaram da construção do Assentamento e que infelizmente faleceram antes de receber o decreto de emissão de posse.


Acompanhando este momento de conquista e privilegiando as famílias estavam presentes: o Presidente Nacional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Mario Guedes; a Prefeita do Prado, Maíra Brito; os Secretários Wilson Brito e Cesar Lisboa; a Secretária de Política para as Mulheres,Verá Lúcia Barbosa; o Deputado Federal, Valmir Assunção; Superintendente estadual do Incra, Luis Guger; Prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco; representante da Direção Nacional do MST, Marcio Matos; Frei Dilson e representantes de outros órgãos e cargos públicos;

História

O Acampamento Rosa do Prado surgiu com a primeira ocupação de terra a Fazenda Reunidas Rosa do Prado em 16 de agosto de 1993. Desde então as famílias sofreram 19 liminares de despejos mediante as ocupações realizadas a fazenda.

Durante estes 20 anos acampados segundo os moradores do acampamento, as dificuldades foram muitas: a estrutura dos barracos era precária, a saúde era falha e alimentação sempre faltava.


Mesmo diante de todas essas dificuldades as famílias permaneceram resistindo, sendo um exemplo de luta. Com a emissão de posse decretada esta foi uma vitória de todos os Acampados e os Sem Terras em todo o estado.

Para Valmir Assunção, Deputado Federal, “depois de 20 anos de luta e resistência hoje podemos dizer que esta terra pertence a classe trabalhadora. Esta conquista nos mostra que não tem outro jeito para obter a terra se não for com ocupação e resistência. Espero que possamos, do mesmo jeito que somos referência em resistência, precisamos nos desafiar sendo referência em produção, educação e organização”, conclui o deputado.

De acordo com Evanildo Costa, Dirigente Regional do MST, a conquista desta terra representa a luta pela reforma agrária em toda a Bahia. Já havia 2 anos que não era desapropriada nenhum hectare de terra na Bahia, esta desapropriação quebra um jejum de desapropriação que se calará com a luta dos Sem Terras em todo o estado.


Emissão Posse

Diante de todos ali presentes, foi inaugurado um monumento histórico no Assentamento representando a luta das famílias e os 25 anos do movimento no estado.

Dando continuidade, diante de todos ali presentes foi assinado um documento de Cooperação entre o Incra e a Prefeita Maíra, visando parcerias na implementação de projetos na área e por fim, o mais aguardado, foi assinado pelo Presidente do Incra Carlos Mario o decreto de emissão de posse da Fazenda Rosa do Prado, que desde então passa a ser chamada de Projeto de Assentamento Rosa do Prado.

De acordo Márcio Matos da direção nacional do MST, “acabamos de sair de um processo de negociação em abril e não podemos permitir um acampamento demore 20 anos para que saia a emissão de posse na Bahia. O Rosa do Prado pertence ao Sem Terras e a nossa luta agora é que não demore a liberação de créditos para incentivar a produção e melhorar a vida das famílias assentadas”. 

Segundo a Prefeita do Prado, o trabalho junto com o Governo do Estado será para trazer desenvolvimento para as famílias. Este compromisso também foi assumido por Wilson Brito, Secretário Estadual, segundo ele, será implantado uma infraestrutura referência em todo estado neste assentamento, visando toda a trajetória de luta das famílias.

Festas

Os Assentados, parceiros e militantes estarão comemorando esta data em uma festa que acontecerá nos dias 09, 10 e 11. Passará pelo palco do Assentamento varias bandas da região que estarão homenageando os lutadores e divertindo a todos.