Compreendendo que a educação é uma ferramenta para construção de um projeto agrário popular, diversos Sem Terra celebram neste sábado (09/05) na Escola Popular Egídio Brunetto no Assentamento Jaci Rocha, Prado, a formatura de 180 trabalhadores e trabalhadoras que se alfabetizaram através do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos Sim, eu Posso.
O projeto teve como metodologia as tele aulas em dezessete turmas, cada uma, acompanhada por um educador e quatro coordenadores pedagógicos, cumprindo o objetivo de zerar o analfabetismo nos Assentamentos Jaci Rocha, Antônio Araújo, Bela Manhã, Herdeiros da Terra, José Martí e Abril Vermelho.
Com o lema “Sim, eu posso ler e escrever. Essa é uma conquista do MST” as aulas tiveram início no dia 10 de janeiro e foram finalizadas no dia 25 de abril.
A Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egidio Brunetto esteve na coordenação geral do projeto e contou com ajuda do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (NACE-PTECA) da Universidade de São Paulo (USP).
Construído pela pedagoga cubana Leonela Relyz Diaz, falecida em janeiro deste ano, o Método de Alfabetização “Sim eu posso!” é de origem cubana e já contribui para eliminar o analfabetismo em diversos países, como Vietnã, Bolívia e Venezuela.
“Este é um momento sublime, de alegria e festividade, porque o objetivo foi alcançado. Conseguimos zerar o analfabetismo em sete áreas destinadas a Reforma Agrária e a partir de agora essas áreas são territórios livres”, afirma Eliane Kai da direção regional do MST.
O analfabetismo na sociedade brasileira é um dos principais problemas sociais causados pelas desigualdades e reafirmados na lógica de exploração do sistema capitalista.
Pensando nisto, o coletivo de Educação do MST acredita que a educação é uma ferramenta de construção de uma sociedade emancipada, mais justa e igualitária.
“Zerar o analfabetismo é o primeiro passo para libertar o trabalhador das prisões deste sistema desigual”, enfatiza o coletivo.
Comente com o Facebook: