Brigada de Agitação e Propaganda realiza debates sobre o MST em escola pública



Tendo como objetivo levar a mensagem da luta do MST, contextualizando a história, objetivos, princípios organizativos e o que motiva cada trabalhador Sem Terra a lutar, a Brigada de Agitação e Propaganda Arte em Movimento foi até o Colégio Teixeira de Freitas localizado em Salvador, ontem (18), para realizar um momento de estudo sobre o Movimento junto aos alunos.

A brigada foi recebida por 50 alunos que participaram do debate e questionaram muitas dúvidas referente à imagem que eles tinham do MST, informado pela mídia.

De acordo com a Brigada de Agitação e Propaganda, “o nosso papel é levar a mensagem da luta do MST para outros espaços. A sociedade como um todo precisa saber sobre a real luta do movimento, já que os meios de comunicação não cumprem esse papel”.

Debates

O debate se dividiu em três momentos específicos: primeiro, o surgimento do MST a nível nacional e na Bahia; segundo, a organização do movimento e seus objetivos; e por fim, o que leva os trabalhadores marchar e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária;

De acordo com Odete, Vice Diretora do Colégio, a visita da brigada de Agitação e Propaganda foi altamente proveitoso e produtivo. Os militantes proporcionaram uma aula maravilhosa onde toda a comunidade aprendeu muito. Este espaço, foi uma aula de vivência e experiências da luta do Movimento. Descobrimos que não sabemos absolutamente nada sobre o MST e que essa iniciativa deve ser levada para outros espaços que também estão carente de conhecer um pouco mais sobre o papel de luta deste Movimento em nossa sociedade”.

Brigada Arte em Movimento

A Brigada de Agitação e Propaganda Arte em Movimento surgiu nesta ultima marcha realizada por cinco mil trabalhadores Sem Terra de Camaçari até Salvador. 

A mesma se contextualiza a partir de um oficina de Agitação e Propaganda organizada por militantes do 
Núcleo de Estudos em Políticas Agrárias (NEPA), que já estão a 7 anos acompanhando o MST na Bahia nos momentos de formação e espaços culturais.

A brigada é formada por 30 jovens das 9 regiões da Bahia. O grupo tem como proposta fazer com que esses jovens possam estar colocando em prática o que estão aprendendo junto com as tarefas práticas da brigada em suas respectivas regiões.

Um comentário :

  1. Muito boa a matéria, só gostaria de fazer uma correção: Núcleo de Estudos e Práticas em Politicas Agrárias (NEPPA).
    Gratidão..

    ResponderExcluir