Fruto das lutas em defesa da Reforma Agrária, as famílias do Assentamento Limoeiro, localizado no município de Igrapiúna, no baixo sul da Bahia, receberam na manhã desta quinta-feira (05) um trator do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Segundo a CAR, o equipamento tem o objetivo de impulsionar, melhorar e garantir o desenvolvimento agrícola na produção das famílias.
Já para os Sem Terra, o trator representa uma conquista coletiva, sendo mais um passo dado na construção da Reforma Agrária.
Nildo Souza, assentado, afirma que o trator vai ajudar no acesso aos lotes e agilizar o escoamento da produção.
“A nossa região possui um clima muito chuvoso, o trator vai nos ajudar principalmente a percorrer as estradas dentro do assentamento que ficam em péssimo estado”, destacou Souza.
![]() |
Até dezembro, o Governo do Estado se comprometeu em entregar mais três tratores aos assentamentos de Reforma Agrária |
O Assentamento Limoeiro existe desde 1997 e 53 famílias residem na comunidade.
Uma diversidade de alimentos são produzidos na área. Cacau, farinha, guaraná, cravo e banana são alguns exemplos.
Desde 2013, as famílias fornecem a sua produção ao Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“Com a chegada do trator poderemos agilizar cada vez mais a nossa produção e continuar a fortalecer o desenvolvimento econômico das famílias”, enfatizou Antônio Carlos, da coordenação do assentamento.
Outro trator foi entregue no sul do estado e até dezembro o Governo se comprometeu em entregar mais três aos assentamentos de Reforma Agrária.
Essa conquista, faz parte da pauta de reivindicação entregue no mês de março, onde 6 mil trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra marcharam de Feira de Santana a Salvador (116 km).
Comente com o Facebook: