Famílias conquistam trator no baixo sul da Bahia


Fruto das lutas em defesa da Reforma Agrária, as famílias do Assentamento Limoeiro, localizado no município de Igrapiúna, no baixo sul da Bahia, receberam na manhã desta quinta-feira (05) um trator do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Segundo a CAR, o equipamento tem o objetivo de impulsionar, melhorar e garantir o desenvolvimento agrícola na produção das famílias.

Já para os Sem Terra, o trator representa uma conquista coletiva, sendo mais um passo dado na construção da Reforma Agrária.

Nildo Souza, assentado, afirma que o trator vai ajudar no acesso aos lotes e agilizar o escoamento da produção. 

“A nossa região possui um clima muito chuvoso, o trator vai nos ajudar principalmente a percorrer as estradas dentro do assentamento que ficam em péssimo estado”, destacou Souza. 
Até dezembro, o Governo do Estado se comprometeu em entregar mais 
três tratores aos assentamentos de Reforma Agrária

O Assentamento Limoeiro existe desde 1997 e 53 famílias residem na comunidade. 

Uma diversidade de alimentos são produzidos na área. Cacau, farinha, guaraná, cravo e banana são alguns exemplos. 

Desde 2013, as famílias fornecem a sua produção ao Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Com a chegada do trator poderemos agilizar cada vez mais a nossa produção e continuar a fortalecer o desenvolvimento econômico das famílias”, enfatizou Antônio Carlos, da coordenação do assentamento.

Outro trator foi entregue no sul do estado e até dezembro o Governo se comprometeu em entregar mais três aos assentamentos de Reforma Agrária.

Essa conquista, faz parte da pauta de reivindicação entregue no mês de março, onde 6 mil trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra marcharam de Feira de Santana a Salvador (116 km).