Sem Terra denunciam os entraves institucionais e burocráticos na Educação do Campo

Dando continuidade a 2º Jornada Nacional de Lutas do MST, nesta segunda-feira (3/8), cerca de 200 Sem Terra ocuparam o Núcleo de Educação Regional 09, antiga Diretoria Regional de Educação (DIREC 09 ), de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. 

Os trabalhadores entraram nas instalações da instituição, com gritos de ordem e a mística da luta, denunciando os entraves instituicionais e burocráticos que afetam diretamente a qualidade da educação do campo.


Participam da luta, pais, educandos e educadores das escolas de Assentamentos e Acampamentos localizados nos municípios de Itamaraju, Prado, Alcobaça, Mucuri e Teixeira de Freitas, que atendem mais de 500 estudantes, filhos e filhas dos trabalhadores.

Pautando a nível de estado as demandas políticas e operativas da educação do campo na Bahia, o coletivo de educação estadual do MST encontra-se em reunião na Secretaria de Educação do Estado, em Salvador, exigindo o atendimento na integra da pauta de revidicação das famílias. 

Mística durante ocupação

Eliane Oliveira, do coletivo estadual de educação, acredita que existe um grande descaso por parte do congresso brasileiro e das instituições públicas para com as famílias do campo e, infelizmente, a sociedade em sua totalidade desconheçe essa realidade.

“Como forma de denuncia e dialogo com a sociedade, o MST a nível nacional realiza mais uma Jornada de Lutas contra o corte de quase 50% do orcamento destinado a Reforma Agrária. Isso afeta diretamente, entres outros, a qualidade da educação nas áreas de assentamentos e acampamentos”, enfatiza Eliane.

Durante a ocupação, os Sem Terra afirmam que “a situação que vem sendo tratada a educação, com salários atrasados e fechamentos de escolas, mostram a necessidade de continuar em luta contra o modelo burguês de educação”.

Até então, apenas dois pontos da pauta de reivindicações foram atendidos. Já nesta quarta-feira (5/8), haverá mais uma rodada de negociação em Salvador e espera-se que a pauta seja atendida na sua totalidade. 

Os trabalhadores permanecem mobilizados na Núcleo Regional sem data prevista de saída.