Cavalgada envolve trabalhadores do campo e cidade em ato político e cultural


O MST realizou, com 150 trabalhadores, a 1ª Cavalgada do Pré Assentamento União na tarde desta ultima sexta-feira (21/8), em Guaratinga, extremo sul da Bahia.

Com muita animação e em espírito de confraternização, a cavalgada festejou o aniversário de um ano do Pré Assentamento União, contando com a participação de moradores de Itabela, Eunápolis, Guaratinga, Itamaraju e dos Assentamentos e Acampamentos da região.

De acordo com Uelton Pires, dirigente estadual, “a cavalgada possibilitou a unidade política e cultural dos trabalhadores do campo e da cidade com intuito de festejar mais uma conquista da classe trabalhadora”.

A cavalgada teve inicio no distrito de vila união e percorreu diversas fazendas até o pré assentamento. Durante a noite, todos os participantes dançaram ao som de Gutto dos Teclados, Samuel Camargo, Cesar Mello e Carlos Aguiar.

Organização

O espaço foi construído pelos trabalhadores e trabalhadoras pré assentadas junto com o grupo de vizinhos, buscando parcerias com os povoados. 

Esta construção coletiva garantiu a vivencia e o reconhecimento da população por perceber a importância do espaço e da luta pela Reforma Agrária como garantia de desenvolvimento sócio político da região.

Lucia, também da direção estadual, afirma que o evento é muito importante, pois mostra à sociedade a forma que o movimento é organizado e a nossa união neste conjunto. “Sendo a cavalgada uma tradição cultural que envolve todos trabalhadores”.

Marcando presença nas atividades, o deputado federal Valmir Assunção (PT – BA) e diversos militantes do MST de todo estado se envolveram com o espírito de confraternização e unidade política proposto com a realização da cavalgada.