Estudantes camponeses realizam o 1º Seminário de Direito Social do Campo


A turma Especial de Direito Eugênio Lyra da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) realiza nos dias 29 e 30/05 o 1º Seminário de Direito Social do Campo com objetivo de problematizar o lugar da militância nas lutas sociais do campo na contemporaneidade.

O seminário acontecerá no auditório do Centro de Treinamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em Salvador, e contará com a participação de militantes dos movimentos sociais e representantes acadêmicos.

Nos dois dias serão debatidas as lutas sociais, o sistema jurídico político e as contradições do mundo contemporâneo.

Com isso, o seminário propõe analisar criticamente as transformações ocorridas na sociedade atual.

De acordo com os estudantes os problemas sociais e as perplexidades sociopolíticas que atravessam as sociedades hoje impõem reflexões profundas capazes de assinalar alguns dos principais obstáculos e desafios que se depara à militância nas lutas sociais.

“Embora se trate de questões debatidas cotidianamente, elas assumem hoje uma nova atualidade e por isso é necessário abordá-las à luz das profundas transformações ocorridas nas sociedades atuais”, afirma os estudantes.

Turma Especial de Direito

A turma de Direito Eugênio Lyra foi construída pelos Movimentos Sociais do Campo através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Composta por 46 camponeses assentados da Reforma Agrária e comunidades tradicionais de Fundo de Pasto e Quilombolas, a turma possui estudantes de diferentes regiões da Bahia e de outros estados como do Rio Grande do Norte, Maranhão e Sergipe.

O curso representa uma conquista para a luta social camponesa, por compreender que a educação pública brasileira ainda é tratada com muito descaso pelo Estado de Direito e o campo não é visto como um lugar de vida, onde as pessoas produzem conhecimentos na sua relação de existência e sobrevivência.

Os estudantes acreditam que neste território de permanente disputa, os futuros profissionais terão singular importância no desempenho de suas atividades junto a outros camponeses e camponesas.