Em solidariedade as famílias carentes do bairro de São Brás no município do Prado, localizado no extremo sul da Bahia, trabalhadores Sem Terra realizaram nesta segunda-feira (20) doações de alimentos produzidos nos Assentamentos e Acampamentos do MST.
A entrega dos alimentos foi acompanhada pelo debate da Reforma Agrária e soberania alimentar.
De acordo com Carlos Roberto da direção estadual do MST “existem grandes monopólios que concentram toda riqueza produtiva. A agricultura camponesa produz alimentos saudáveis, conseguindo garantir uma produção em grande escala que beneficie toda população, sem a exploração do trabalho e consolidando uma sociedade emancipada”.
Outro fator pontuado durante a entrega dos alimentos foi à invisibilidade dada pelos grandes veículos de comunicação diante da produção camponesa e a criminalização da luta pela Reforma Agrária.
“70% dos alimentos que estão na mesa dos trabalhadores hoje vem dos pequenos agricultores, porém isso ninguém sabe e as empresas de comunicação que são financiadas pelo agronegócio escondem essas informações da população” enfatiza Carlos.
Foram doadas cerca de quatro toneladas de alimentos, produzidos de maneira agroecológica e sem o uso de agrotóxicos.
Nos próximos dias outros bairros do Prado serão ocupados pelos produtos da Reforma Agrária e a bandeira da soberania alimentar através da agricultura camponesa será debatida.
Comente com o Facebook: