Juventude Sem Terra realiza luau pela democracia durante ocupação na capital baiana



"Vem galera. Vem pro luau. A juventude tá armando! Vem! Vem que é legal". 

Foi com esse clima de animação, descontração e luta contra o conservadorismo e a ofensiva reacionária no processo de impeachment à presidenta Dilma Rousseff, que a juventude Sem Terra realizou, na noite dessa última quarta-feira (21/04), um Luau pela Democracia. 

As atividades aconteceram durante a ocupação da Secretaria de Planejamento (Seplan) e da Fazenda, que funcionam a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), onde mais de 4 mil Sem Terra estão desde a última terça-feira (19/04).

Na ocupação os trabalhadores exigem respostas a uma pauta de reivindicação acordada pelo governador Rui Costa (PT) entregue em março de 2015.

Para o coletivo de juventude e comunicação do MST na Bahia, o espaço reacendeu o espírito místico dos militantes, “resgatando a cultura popular do nosso povo”, explicaram. 

Piadas, poemas, músicas, danças e contos fizeram parte desse momento, fortalecendo o intercâmbio entre as gerações, por envolver Sem Terra de todas as idades. 

Além de trazer a animação, a mística transmitiu diversas ideias, assim como, a socialização das experiências de vida.


Em memória a morte dos trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra que tombaram na luta pela Reforma Agrária, a juventude recitou: "Companheiros não a o que temer. Eles podem arrancar uma flor, mas jamais deterão uma primavera e vocês juventude sem terra são as sementes que florescerão o mais belo jardim". 

Amauri Cardoso, do coletivo de juventude, se surpreendeu e ficou muito animado com as atividades do Luau. “Foi uma experiência única, que vou levar comigo para sempre", afirmou.

Já dona Maria de Souza, com seus 60 anos, disse que após o luau a juventude sem terra nunca mais será a mesma.