O MST realizou entre os dias 18 e 19 no Assentamento São Francisco, município de Juazeiro na região norte da Bahia, o 10º Encontro Regional de Educadores e Educadoras. Para este ano os debates possuem o lema: “O MST, a Educação e a Escola do Campo: Um Projeto Político e Pedagógico dos camponeses para o Campo brasileiro”.O principal objetivo do encontro se centraliza no planejamento de atividades dentro do modelo pedagógico pregado por Paulo Freire, além de contextualizar do processo de construção do MST, colocando em pauta a importância da educação do campo como ponto de partida deste debate.
O encontro foi construído pelo Coletivo Estadual de Educação do MST e contou com a contribuição dos setores regionais do movimento. Para a logística, houve o apoio da Secretaria de Educação de Juazeiro e Sobradinho, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Diretoria Regional de Educação 15 (DIREC 15) e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA).
Debates
Durante o encontro, os educadores contaram com a participação de Alaíde do IRPAA, onde trabalhou o tema: “A Educação do Campo e seus vários Contextos”.
Dando continuidade ao processo de debates Adenílsa Monteiro, Coordenadora do Setor Estadual de Educação do MST, fez uma reflexão sobre as áreas de Reforma de Agrária e como a educação deve ser vista neste contexto. Finalizando os debates, Roseane Rios, integrante do Coletivo Estadual de Educação do MST, fala sobre a educação do campo e os princípios que norteiam o projeto político pedagógico.

Para contribuir nos debates, a Professora Fransisca da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) esteve presente, sendo esta uma apoiadora da luta do movimento da região.
Participação do setor de saúde
Além de debates, o encontro abriu as portas para a participação de outros setores do MST. Em destaque temos o setor de saúde, que durante o processo discursivo em plenária montou “A Barraca da Saúde”, onde havia remédios naturais produzidos nos assentamentos e acampamentos. O setor disponibilizou também, massagens, que por sua vez proporcionou um momento de relaxamento para os educadores.
Encerramento
Finalizando o encontro, Adenílsa e Roseane trouxeram a seguinte questão: “Como pensar o planejamento para a ação educativa da escola do campo?”. Pensando nisto, os educadores ali presentes fizeram uma reflexão sobre o processo educativo no campo e pensaram juntamente com a coordenação do MST metodologias capazes de atender as reais necessidades das crianças, jovens e adultos que residem nas áreas de assentamento e acampamento.
Comente com o Facebook: