.jpg)
O principal objetivo do encontro se centraliza no planejamento de atividades dentro do modelo pedagógico pregado por Paulo Freire, além de contextualizar do processo de construção do MST, colocando em pauta a importância da educação do campo como ponto de partida deste debate.
O encontro foi construído pelo Coletivo Estadual de Educação do MST e contou com a contribuição dos setores regionais do movimento. Para a logística, houve o apoio da Secretaria de Educação de Juazeiro e Sobradinho, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Diretoria Regional de Educação 15 (DIREC 15) e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA).
Debates
Durante o encontro, os educadores contaram com a participação de Alaíde do IRPAA, onde trabalhou o tema: “A Educação do Campo e seus vários Contextos”.
Dando continuidade ao processo de debates Adenílsa Monteiro, Coordenadora do Setor Estadual de Educação do MST, fez uma reflexão sobre as áreas de Reforma de Agrária e como a educação deve ser vista neste contexto. Finalizando os debates, Roseane Rios, integrante do Coletivo Estadual de Educação do MST, fala sobre a educação do campo e os princípios que norteiam o projeto político pedagógico.

Para contribuir nos debates, a Professora Fransisca da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) esteve presente, sendo esta uma apoiadora da luta do movimento da região.
Participação do setor de saúde
Além de debates, o encontro abriu as portas para a participação de outros setores do MST. Em destaque temos o setor de saúde, que durante o processo discursivo em plenária montou “A Barraca da Saúde”, onde havia remédios naturais produzidos nos assentamentos e acampamentos. O setor disponibilizou também, massagens, que por sua vez proporcionou um momento de relaxamento para os educadores.
Encerramento
Finalizando o encontro, Adenílsa e Roseane trouxeram a seguinte questão: “Como pensar o planejamento para a ação educativa da escola do campo?”. Pensando nisto, os educadores ali presentes fizeram uma reflexão sobre o processo educativo no campo e pensaram juntamente com a coordenação do MST metodologias capazes de atender as reais necessidades das crianças, jovens e adultos que residem nas áreas de assentamento e acampamento.
Comente com o Facebook: