Assentamento Paulo Freire festeja 13 anos de lutas

Marcadores:


O dia 23 de setembro (domingo) foi marcado pelos os festejos do Assentamento Paulo Freire, localizado no município de Camamu (BA). A ideia era criar um espaço que possibilitasse uma confraternização entre as famílias assentadas e os companheiros e companheiras que simpatizam com a luta do MST na região.



Organizado pelas famílias do Assentamento, a direção do MST e os parceiros da Reforma Agrária, o evento tinha cerca 300 pessoas festejando e relembrando os momentos históricos na construção dos 13 anos.

Para as comemorações foi organizado um torneio de futebol que contou com a participação efetiva da juventude do MST, um almoço para todos os participantes dos festejos e o que não poderia faltar, um grande bolo em homenagem a esta data tão especial para as famílias.


Para Valdemar Gomes, Presidente do Assentamento, um dos maiores motivos encontrados para comemorar esta data são os próprios treze anos de lutas e resistências de cada pessoa hoje assentada. As histórias que temos para contar sobre a construção desse assentamento são muitas, queremos lembra-las e festejar a soberania alimentar conquistada por nós durante estes treze anos.

Paulo Freire

Historicamente Paulo freire possui um legado na área da educação em nosso país. Seus métodos pedagógicos se tornaram influência no meio acadêmico e social.

As famílias se inspiraram nesta luta por uma educação do campo formadora de seres humanos dentro de suas respectivas realidades, para representa-los. Durante estes anos o Assentamento demonstrou interesse na luta pela educação, querendo formar seus jovens nas diversas áreas para representar a comunidade.

De acordo com Valdemar, “Paulo freire foi um grande educador, e uma das prioridades do Assentamento é a educação. Pensando nisto, queremos homenageá-lo dando ao assentamento este nome”.