Assentamento Paulo Jackson comemora 15 anos de existência

Marcadores:





Durante os dias 04, 05 e 06 de maio o Assentamento Paulo Jackson, localizado no trevo de Ibirapitanga - BA, realizou uma festa em comemoração aos seus 15 anos de existência. Com o objetivo de criar um espaço em que as famílias possam se confraternizar e festejar esta data, várias bandas da região e do próprio assentamento estiveram presentes nesta homenagem. A festa aconteceu no próprio Assentamento onde cerca de 1000 pessoas de outros assentamentos, das cidades vizinhas e parceiros políticos passaram pelo local.

A mística esteve presente nesta festa. A juventude do assentamento pensou um momento místico relembrando os momentos mais marcantes da história do assentamento e homenageando os companheiros e companheiras que faleceram durante estes 15 anos de luta.

Os jovens também realizaram um torneio. Neste torneio vários times de Assentamentos vizinhos participaram, criando ali um momento de confraternização entre os jovens da regional.

Durante os três dias de festa as famílias estavam expondo toda a produção do assentamento em uma barraca. Nesta barraca os visitantes experimentaram a diversidade de produtos, que foram produzidos de maneira agroecologica na localidade.

De acordo com Silvana Hungria, uma das organizadoras da festa, “Neste espaço conseguimos realizar o nosso grande desejo de comemorar esta data tão especial para nós assentados. O mais importante de tudo é lembrarmos que esse assentamento é uma conquista da classe trabalhadora e esperamos que cada Sem Terra espalhado por esse Brasil, sinta-se feliz com esta comemoração.”

Todo o processo de construção desta festa foi feita coletivamente por cada Assentado e a colaboração de parceiros foi essencial para que acontecesse. De acordo com Domingas Souza, assentada, todo o trabalho que tivemos valeu a pena. Pois vemos que a força dos trabalhadores quando pensam e agem em coletivo consegue grandes coisas.