Encontro de Produção Audiovisual pretende fortalecer a Brigada da Bahia ao debater a comunicação comunitária

Tendo como principal objetivo consolidar a Brigada de Audiovisual da Bahia, construindo um espaço de formação política e técnica nos conceitos dos documentos audiovisual, acontecerá entre os dias 19 e 21 deste mês no Assentamento Terra Vista, localizado no município de Arataca, o “Encontro de Produção Audiovisual e Comunicação Comunitária”.


Este encontro é uma iniciativa de diversas organizações sociais aliados a comunidades tradicionais da Bahia e núcleos de pesquisa e estudo ligados a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Além de fortalecer o debate em torno da comunicação comunitária, o encontro pretende utilizar o audiovisual como uma ferramenta de transformação social.

Para a equipe que está na organização da atividade, esse tipo de linguagem esteve presente desde o inicio da trajetória dos movimentos sociais do campo em todo o Brasil, sabemos também do impacto que o audiovisual provoca nos receptores, já que esta ferramenta difundi imagem e som.

Debates

Durante os três dias de debate e formação, serão trabalhados os seguintes temas: a metareciclagem numa visão auto-organizada, propondo a desconstrução da tecnologia para a transformação social; fotografia, tendo como base algumas técnicas especificas e a mensagem abordada com a imagem; e edição de vídeos, partindo do manejo com o computador e o acesso a software que facilitam essa atividade;


Além destas questões mais pontuais, durante todo o encontro será debatido os conceitos de comunicação comunitária e popular, tendo em vista o uso destas teorias na prática das diversas organizações sociais.

Acredita-se que estejam presentes cerca de 50 jovens debatendo e praticando o audiovisual num contexto comunitário. 

Este já é o segundo passo dado pela Brigada de Audiovisual envolvendo jovens do Assentamento Terra Vista. Em um primeiro momento a brigada realizou o 1º Mutirão de Audiovisual entre os dias 21 e 24 de junho, com cerca de 30 jovens.