Trabalhadoras Sem Terra bloqueiam a entrada da Fazenda Cultrosa


Na madrugada de hoje (08) as 400 mulheres que estão mobilizadas na Fazenda Cultrosa desde terça-feira (05) bloquearam a entrada da fazenda que fica localizado na vicinal que liga os municípios de Camamu e Ituberá no Km 24. A ação impedi os trabalhadores de exercer suas atividades diárias na fazenda e em outras áreas. Vale a pena salientar que este ponto da estrada faz ligação direta entre as diversas comunidades do município.


As mulheres por meio desta ação vêm denunciar a desigualdade social provocada pelos latifúndios em nosso país. Exemplificando, no baixo sul temos 15 municípios onde boa parte da população é pobre. Enquanto isso, temos a Fazenda Cultrosa com 2.800 hectares que está nas mãos de poucos. Gerando lucro para uma única pessoa.


É importante saber também que 60% das ações pertence a apresentadora de televisão Xuxa Meneguel e as mulheres que trabalham na fabrica de bonecos, localizado dentro da fazenda, sofrem problemas de saúde ao inalar o cheiro da borracha.

Além disto, as mulheres Sem Terra reivindicam a renegociação da dívida com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que no ano de 2003 e 2004 algumas associações dos assentamentos de reforma agrária do estado da Bahia acessaram o financiamento da CONAB modalidade COMPRA ANTECIPADA para o plantio da cultura da mandioca.

O gerente Ademar, representando o fazendeiro, se colocou para contribuir com a organização e nas demandas pautadas pelas camponesas, se comprometendo em marcar uma reunião com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) até segunda (11/03).