Sem terras reocupam e denunciam desmatamento na Fazenda Mamão em Igrapiúna



Na madrugada deste ultimo domingo (28/07) cerca de 100 trabalhadores rurais ligados ao Acampamento Luana do MST reocuparam a Fazenda Norla, mas conhecida na região como Fazenda Mamão, localizada no município de Igrapiúna no baixo sul baiano. As famílias estão lutando pela desapropriação desta a fazenda a mais de um ano através do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), órgão publico responsável, e nada andou até então.

Nesta ultima ocupação, as famílias se depararam com um grande desmatamento na reserva ambiental da fazenda. Diante de tal situação, os trabalhadores estão impedindo o desmatamento e denunciando os responsáveis.


Pensando nisto, as famílias acampadas na sede da fazenda exigem que o desmatamento irregular da vegetação natural possa levar a condenação do atuante, embargando a prática de atividades econômicas sobre a área e desapropriando a mesma para fins de Reforma Agrária.



Esta já é a sexta ocupação realizada pelas famílias à fazenda no intuito de pressionar o Incra para efetivar a vistoria das terras, entregando assim um laudo que comprove a improdutividade do local e a desapropriação da mesma.