Sem Terras são presos no Baixo Sul baiano

Marcadores:

No dia 08 desta ultima semana, cinco sem terras foram presos durante uma ação de reintegração de posse na Fazenda Jaguaré, localizada no município de Ipiaú no baixo sul baiano. Para está ação a Polícia Militar juntamente com a CAESG (Comando de Ações Especiais do Sudoeste Gerais) não exibiu nenhum mandado de prisão e os trabalhadores rurais não resistiram durante a ação.

Os camponeses presos fazem parte do Acampamento Carlos Marighela que lutam pela desapropriação dessa fazenda a mais de 14 anos. Durante este período houve despejo e ameaças de pistoleiros, porém, os trabalhadores continuam resistindo.

Um dos grandes problemas desta ação foi a má comunicação entre o poder judiciário e os policiais. De acordo com a liminar de despejo os Sem Terras tinham até o dia 09 para desocuparem a fazenda, entretanto, os policiais foram um dia antes do prazo estabelecido.


Desde a ultima liminar de despejo emitida pelo poder judiciário e a reocupação de terra pelos trabalhadores, já faz mais de um ano que estão dentro da fazenda. Neste tempo a produção coletiva de hortaliças e o extrativismo garantiram a renda das 65 famílias que estão acampadas.

O Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já realizou a vistoria desta área sendo caracterizada pelo órgão como improdutiva. Porém, a emissão de posse não é decretada por conta do processo burocrático vigente, atrasando a Reforma Agrária na região.

Os trabalhadores presos foram liberados após 12 horas em cárcere. De acordo com o delegado foi um equivoco dos policiais e esta ação não devia acontecer desta forma.

Hoje as famílias estão acampadas ao redor da propriedade e continuam aguardando a desapropriação. Sendo feita, garantirá a construção de mais um assentamento e a soberania alimentar de vários trabalhadores rurais.